A nutrição é um fator extremamente importante no desempenho e saúde de atletas e praticantes de atividades físicas. Em busca de melhores resultados, a suplementação muitas vezes é uma excelente estratégia nutricional utilizada por profissionais da área da saúde esportiva, especialmente, se o objetivo da pessoa envolver o ganho, manutenção e recuperação muscular.

De acordo com a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, indivíduos praticantes de atividades físicas têm uma maior necessidade de ingestão proteica, que é justificada pela utilização de aminoácidos como fonte de energia durante o treino e, ainda, pela necessidade deste macronutriente na síntese proteica muscular (pro ganho e recuperação do músculo).

Um indivíduo adulto normal necessita de 0,8 a 1,0g de proteína por quilograma de peso, já um indivíduo fisicamente ativo varia de 1,4 a 2g de proteínas, absorvíveis, por quilograma de peso.

Neste contexto a proteína do soro do leite ( whey protein), proveniente deste alimento sendo, assim, 100% natural é altamente recomendada por conter altas concentrações de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada ( BCAAs), responsáveis pelo processo de ganho e recuperação da massa muscular. Desse modo, ele é considerado um suplemento de alto valor nutricional e ainda possui rápida digestão e absorção intestinal.

É importante saber que quanto menor o intervalo entre o término do exercício e a ingestão proteica, melhor é a resposta anabólica ao exercício. Sendo assim, o whey protein é indicado, preferencialmente, após o treino de diferentes modalidades.

Alimentos de origem animal, como carne e ovos, também são grandes fontes de proteínas, porém a absorção é lenta e diminuída quando comparada a de um suplemento como o whey protein.

Dentro dessa categoria de suplementos proteicos, a whey isolada é um dos produtos mais nobres entre os praticantes de atividades físicas. Diferentemente das outras frações de whey (whey concentrada e hidrolisada) é composta apenas por proteínas, o que garante um maior aporte proteico por porção do produto. Sendo assim, possui uma maior quantidade de BCAA’s, o que propicia retardo na fadiga e aumento da capacidade de realização dos exercícios e o aumento de massa muscular.

Outro benefício, em optar pela fração isolada, está no fato de ser um produto livre de lactose, o que evita qualquer tipo de desconforto intestinal. Estudos realizados no Brasil indicam que pelo menos 70% das pessoas avaliadas tenha algum grau de intolerância a lactose. Além disso, é um produto de melhor digestão e absorção quando comparado as outras frações de whey.

É fundamental esclarecer que o whey protein não é recomendado apenas para atletas. Eles têm inúmeros benefícios à saúde de qualquer pessoa e por isto, é muito recomendado por profissionais desta área.

Outras funções pouco conhecida das pessoas, deste tipo de composto proteico, envolvem a melhora da imunidade, o controle da pressão arterial e manutenção de processos metabólicos ligados ao cálcio.

A glutamina, que é outro aminoácido presente na composição, em grande quantidade, é responsável pela rápida multiplicação das células do sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo.

Além disso, ainda em relação a imunidade, esta proteína ajuda a inibir o crescimento de diversas bactérias, agregando grande potencial bacteriostático.

Quanto à hipertensão arterial, a whey protein contem peptídeos que inibem a ação de uma enzima responsável pela vasoconstrição, o que pode ser um excelente aliado no controle desta.

Já a grande quantidade de cálcio presente é importante não só para a manutenção dos ossos e dentes, como, também, é importante para a prevenção da osteoporose e regularização do processo de contração muscular.

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Jeanne Nogueira
Nutricionista da Midway Labs