CORPOComo o Brasil é rodeado de diversidade, hoje citaremos curiosidades e também os benefícios do guaraná que é conhecido cientificamente por ser rico em cafeína, ou seja, estimulante do sistema nervoso central, o guaraná muitas vezes é utilizado em substituição ao café para manter o estado de alerta prolongado. Mas os benefícios não param nisto, a cafeína presente no guaraná atua em inúmeras reações com hormônios, como, por exemplo, estimulando a liberação de adrenalina e fornecendo assim mais “energia”, além de manipular a produção do neurotransmissor Dopamina (ligado a sensação de prazer), que faz com que a pessoa se sinta melhor. Por possuir propriedades lipolítica (redução de gordura corporal), estimulante e vasodilatadora, muitas vezes o guaraná é usado também no tratamento contra celulite, depressão nervosa e enxaqueca. Em apenas cinco minutos após o consumo de alimentos ou produtos ricos em cafeína, ele é reconhecido. Após 30 minutos ocorre a sua utilização máxima, ação que pode seguir de 3 a 6 horas, não acumulando no corpo.

 

CORPO2Olha que informação interessante … O efeito energético do guaraná é maior que o proporcionado pelo café, porque possui concentrações superiores de cafeína em comparação ao grão  ou seja ANIMAÇÃO E ENERGIA modo on. A semente do guaraná dá um baile de concentração de cafeína quando comparada a outros alimentos que ajudam a combater o cansaço.

 

SETA1-CORPO1 – Semente de guaraná: 6%

SETA1-CORPO2 – Grão de café: 1% a 2,5%

SETA1-CORPO3 – Mate: 1%

SETA1-CORPO4 – Cacau: 0,7%

Fonte: Vida Natural Edição: A.N.26/10/2010.

 

CORPO3A cafeína pode evitar doenças

Estudos têm relacionado o consumo de café para a prevenção de doenças do fígado relacionada ao álcool, Parkinson e diabetes tipo 2. No entanto, nem todos os estudos têm sido capazes de vincular positivamente benefícios do café para a cafeína. Há muitas outras coisas no café, como antioxidantes, homens e as mulheres que consumiam mais cafeína (principalmente de café) tinham menos probabilidade de desenvolver câncer de pele.

Que o café deixa as funções do cérebro mais espertas é um fato, ela pode melhorar o foco e aumentar a atividade cerebral, e é responsável por aumentar tanto a resistência quanto desempenho atlético em curto prazo e vale lembrar que é um excelente e poderoso termogênico.

CORPO4O café saiu, definitivamente, da lista negra do coração, pois a  elevação da pressão arterial após o consumo de cafeína é mínima e temporária. Portanto, o consumo moderado não representa risco aos hipertensos (mas frise-se: moderado). Além disso, a bebida contém antioxidantes que preservam os vasos sanguíneos, já que inibem a ação nociva de radicais livres sobre as paredes das artérias. Como o café contém cafestol e kahweol, duas substâncias que fazem subir o colesterol ruim, prefira o café coado, pois o filtro de papel as retém.

 

 

CORPO5Demos bons motivos para que você continue tomando seu aconchegante café? E seu guaraná em pó, certo? Ainda não acabaram as boas notícias. Seguem um pouquinho dos produtos encapsulados ou em pós que podem ser substituídos pelo café e ou guaraná… Todos conhecem os efeitos estimulantes que o café consegue proporcionar, mas se você quiser potencializar os efeitos dos seus treinos, a cápsula de cafeína, que possui uma formulação mais pura, é a melhor opção. Por causa do seu efeito termogênico, ela é capaz de ajudar muita gente a perder peso, mas para isso é preciso estar realizando atividades físicas. A cafeína só começa a agir no nosso organismo com potência máxima entre 30 e 60 minutos após o consumo. Um indivíduo comum pode levar até 7 horas para degradar metade da cafeína que consumiu, enquanto que uma mulher que faça uso de contraceptivos, esse tempo pode pular para até 13 horas. Legal essa informação né?  Tem mais ….

 

CORPO6Sabia que a ingestão do guaraná em pó favorece a produção dos hormônios dopamina e adrenalina na corrente sanguínea, estes que atuam como agentes de combate ao cansaço físico e mental, além de possuírem atividade rejuvenescedora, de combate à obesidade e, segundo pesquisas recentes, auxiliam na prevenção ao câncer e ainda:

 

SETA1-CORPOFavorece a renovação das células;

SETA1-CORPOFornece energia e disposição em abundância, sobretudo para treinos;

SETA1-CORPOAuxilia como termogênico na queima de calorias;

SETA1-CORPOAjuda a prevenir o câncer;

SETA1-CORPOAuxilia no controle do colesterol e da glicose na corrente sanguínea.

 

CORPO7Foco na saúde, aproveite o verão e todas as outras estações seguintes com saúde, que é o mais importante!

Até a próxima dica, suplementeiros!